A contribuição do trabalho com linguagem de programação com crianças para o desenvolvimento de competência e habilidades à frente de sua época, não é um privilégio da atualidade.
Seymour Papert, desde os anos de 1960, realizou estudos relacionados a interação entre criança, computador e a linguagem Logo, somando-se às ideias de Jean Piaget buscando entender a problemática apresentada à inteligência artificial, propôs com seus estudos mais que uma nova linguagem, uma nova postura filosófica, que surge da relação interacional entre homem-máquina, aluno-computador, surgindo assim o construcionismo.

O trabalho com a linguagem de programação tem sua importância na educação pelo fato de propiciar o desenvolvimento da criatividade e uma nova forma de expressar ideias. Para Souza (2013) o domínio desta linguagem possibilita, também que as pessoas se expressem no ambiente computacional e online, além de desenvolver o espírito de colaboração e disseminar o compartilhamento de ideias, fundamental para se ter uma participação social plena. Atualmente, há uma crescente valorização desta prática nas séries iniciais, de modo a garantir que o aluno não seja apenas um mero consumidor de informações, passivo, principalmente após a chegada dos tablets, mas que seja capaz de produzir seus próprios conteúdos, jogos, entre outros recursos, descobrindo como criar e atuar em um ambiente informatizado.
Cada papel uma função...um sentido!
Existe uma variedade de recursos, aplicativos e programas que colaboração para o trabalho com as linguagens de programação na Educação. Não é preciso escolher um ou outro. Um trabalho bem estruturado e contextualizado possibilita a articulação de propostas e formas de condução. O que vale é a criação, a aprendizagem, a autonomia e o raciocínio lógico.









Referências principais
Sobreira, Elaine Silva Rocha; Takinami, Olga Kikue; Santos, Verônica Gomes dos. Programando, Criando e Inovando com o Scratch: em busca da formação do cidadão do século XXI. Anais da JAIE, 2013. Disponível em http://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/2592/2248


Programar e Criar
As linguagens de programação promovendo a criação