
Os contos de Fadas e as
invenções tecnológicas


Motivação
Diante de um cenário educativo que pouco privilegia o fazer científico, como unir Tecnologia e Conteúdos Curriculares de forma significatica e contextualizada? Eis a nossa Motivação!
Tanta Tecnologia....
Nos deparamos hoje em dia com escolas super equipadas tecnologicamente. São laboratórios de informática, uso de netbooks, tablets e tantos outros recursos que podem transformar a prática educativa.
Porém a realidade nos mostra que, muitas das vezes, tais tecnologias são utilizadas de modo que exploram pouco o espírito investigativo, a construção do conhecimento e a significância de conteúdos pela contextualização e o uso funcional da escrita e da leitura socialmente.
De certa forma, estes termos parecem ultrapassados e repetitivos principalmente no meio educacional. Mas vemos que enquanto não forem garantidos e efetivados, deverão continuar sendo repetidos e relembrados constantemente.
O que é possível fazer com tanta tecnologia para a educação?








Fazer ciência...
As crianças são curiosas por natureza. Perguntas sobre o surgimento do universo, o funcionamento de ecossistemas e outras questões que nos pegam desprevinidas mostram o quanto a curiosidade e a vontade de compreender o seu entorno natural e tecnologica é latente.
Por que a escola mina esta curiosidade com atividades extremamente instrucionais e passivas? O que ganha com isso?
Decerto, o único retorno visível é o descontentamento e a falta de intimidade e prazer em trabalhar com os conteúdos científicos, por parte dos alunos.
Seria possível então, reavivar nas crianças esta curiosidade nata? Seria possível trabalhar com conceitos e conteúdos considerados tão distante desta idade escolar e de forma contextualizada e signicativa?



