top of page

Organização

O trabalho aconteceu com 2 turmas do 2º ano do ciclo inicial (A e B) de períodos contrários. Embora a turma B não tenha passado por todos os eixos por organização do planejamento e grade de horário, os alunos vivenciaram, em algum momento, todas as etapas listadas no final desta página.

Outras turmas desenvolveram etapas estanques, como a produção do primeiro livro de contos no laboratório.

 

OBS: Dois eixos específicos foram selecionados para o trabalho com metodologias diferentes entre as turmas A e B de maneira rodiziada e outros dois foram selecionados para o mesmo trabalho, porém apenas com a turma A consegiu concluir. O objetivo foi de avaliar a contribuição das Tecnologias na aprendizagem. 

Contos de fadas?
Porque os contos de fadas? 

 

Este gênero literário está muito presente na fantasia dos alunos desta faixa etária. Sejam as meninas com as princesas e fadas ou os meninos com os dragões e heróis, o universo fantástico tem o poder de envolver os pequenos e abrir um leque de oportunidades para o desenvolvimento de muito projetos.

 

De posse desta informação iniciamos o ano com o projeto de construção de contos de fadas em dupla com o propósito de compor um livro que rodiziaria o empréstimo para leitura com as famílias em casa.

 

Parecia uma tarefa fácil, mas a produção textual de um gênero conhecido, sem copiar os contos já existentes deu muito trabalho. Foram muitas leituras para repertoriar, pesquisa para conhecer as características deste gênero, escolha de descrição dos elementos que comporiam a história (Cenário, Mocinha, Vilão, heróis e seres fantásticos), criação da história, revisão textual (coerência, coesão, ortografia e gramática) e de digitação, montagem da cena no editor de imagens "Tux Paint" e finalização de texto e imagem.

 

Este processo levou cerca de 6 meses para ser concluido. O envolvimento dos alunos era tamanha que nos deu a abertura de iniciar um outro projeto promovendo a investigação cientifica e a aprendizagem por problematização a partir do primeiro.

 

Abaixo estão ambos os livros construídos pelas turmas para apreciação. 

2ªA

2ªB

Os contos de fadas e as invenções Tecnológicas

Na proposta de organização dos conteúdos curriculares de Ciências, é proposto para o 2º ano do ciclo inicial o trabalho com a "História das Invenções tecnológicas e seu funcionamento" de forma que os alunos compreendam  que os mesmos surgiram da ação humana, por uma necessidade social real, utilizam conceito físicos para funcionarem e passaram por evoluções para chegar ao que temos hoje.

 

Mas como inserir tais conteúdos de modo a fazer sentido a esta faixa etária?

 

A escolha dos contos de fadas como disparadores destes conteúdos se deu por ser um gênero textual conhecido pelos alunos, possível de manter a fantasia e criar o enredo necessário para o estabelecimento de relações entre o fantástico e o real, promovendo a interdisciplinaridade ao abordar conteúdos relacionados às ciências, línguas, matemáticas e história.

 

O planejamento central previa o desenvolvimento de atividades com alunos a partir de 7 eixos temáticos,  cada um contendo:

 

 

 

 

•1 conto de fadas;

•1 invenção tecnológica condizente com a problemática do conto;

•1 mecanismo responsável pelo funcionamento da invenção tecnológica;

•1 conceito físico constante na invenção tecnológica abordada;

•1 montagem com material estruturado;

•1 momento de pesquisa;

•1 momento de tratamento da informação;

Conceitos Físicos

A escolha da invenção tecnológica e do mecanismo em destaque determina qual conceito físico será abordado no eixo temático.                 Os conceitos físicos planejados para serem trabalhados com os alunos são:

 

•Movimento e repouso;

•Direção e sentido;

•Movimentos retilíneos e circulares;

•Forças e equilíbrio;

•Energia mecânica;

•Deslocamento e velocidade.

O que esperar de cada etapa?

Apreciação do Conto

Mesmo os alunos já conhecendo os contos selecionados, escolhemos versões e formatos de apresentação diferenciados, procurando ampliar o repertório textual, a diferença de pontos de vistas e a influência de tempo/espaço na escrita de versões.

 

Problematização

Para introduzirmos a invenção tecnológica anacrônica ao período do conto assistido pela turma, é preciso dar ênfase a uma situação problema apresentada no clássico e desta forma fomentar o levantamento de ideias e sugestões por parte do grupo.

 

Levantamento de hipóteses

De posse da situação problema, os alunos fazem uma “tempestade de ideias” das possíveis soluções, que são todas anotadas e, em segundo momento, questionadas sobre a pertinência ou funcionalidade das mesmas para resolver a situação.

 

Montagem com material estruturado

Uma forma de concretização da invenção selecionada e de promoção do lúdico e do raciocínio a partir de situações de confronto com o conhecimento estabilizado é a utilização do material estruturado. No caso, utilizamos a caixa 9674 da Lego Dacta (Edacom), disponível nesta rede municipal de Educação..

 

Problematizando a montagem

 A montagem sempre é realizada com o suporte de uma ficha de montagem, garantindo assim a leitura e interpretação de texto instrucional e a desenvoltura na montagem. O desafio se encontra na problematização da mesma, onde não encontrarão resposta na ficha e terão que discutir, testar, avaliar,  validar e socializar as decisões.

 

Pesquisar, aprofundar, conhecer

 A etapa da pesquisa tem a intenção primordial de fazer com que os alunos percebam que toda invenção tecnológica é uma produção humana, que as mesmas passam por transformações evolutivas ao longo da história e, principalmente, que existe uma forma de funcionamento (mecanismo) que será destacado posteriormente.

 

Descoberta do mecanismo

A retomada coletiva da pesquisa é realizada para promover o tratamento das informações encontradas, confrontando fontes variadas e informações divergentes observadas pela turma. Este momento também é utilizado para a delimitação da pesquisa até chegar ao mecanismo que é ou foi responsável pelo funcionamento da invenção tecnológica estudada.

 

Compreensão do conceito

 O trabalho com o conceito da Física surge de modo natural ao se abordar o mecanismo. O “como funciona” é o disparador do tema e através de questões que induzem a participação por hipóteses os alunos acabam construindo o conceito planejado para o trabalho.

 

Ilustração tecnológica ou real

Observamos que quanto maior o estímulo que propiciamos aos alunos através de atividades concretas ou ilustradas com objetos de aprendizagens, maior é a resposta positiva, coerente e significativa que recebemos. Desta forma, procuramos agregar ao trabalho momentos onde a turma assiste uma animação, brinca em jogos virtuais ou passam por situações reais que promovem a reflexão sobre o conceito.

Clique no nome dos contos na faixa azul acima e conheça o trabalho com os alunos

bottom of page